Untitled Document
Untitled Document
 
PÁGINA INICIAL
A ENTIDADE
LOCALIZAÇÃO
ASSOCIADOS
EMISSÃO DE BOLETOS
LINKS ÚTEIS
CCT 2010
CCT 2011
CCT 2012
CCT 2013
CCT 2014
ÍNDICES
RECURSOS HUMANOS
PROJETOS
FALE CONOSCO
 
 
RESPOSTA DO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO...

RESPOSTA DO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM SANTA  CATARINA  À NOTA DE REPÚDIO PUBLICADA NO SITE DO SINUSC

O SIERC/RS-SC - Sindicato das Empresas de Refeições Coletivas dos Estados do RS e de SC vem tornar público seu posicionamento oficial diante das manifestações equivocadas e estapafúrdias realizadas pelo SINUSC – Sindicato dos Nutricionistas do Estado de Santa Catarina, extremamente mal colocadas em nota de repúdio publicada no site da entidade representativa dos Nutricionistas em Santa Catarina.

Passamos a contestar e esclarecer todos os pontos abordados:

  • Ao contrário do exposto pelo SINUSC, afirmamos que a Resolução 38/2009 do FNDE não proíbe a terceirização de serviços de fornecimento de alimentação, em hipótese nenhuma.
  • Em relação à utilização de produtos alimentares de Agricultura Familiar, conforme exige a Resolução 038/2009, a mesma está sendo devidamente cumprida pelas empresas, restando infundadas as informações explicitadas na nota.
  • Também ao contrário do afirmado, quanto à má qualidade dos alimentos, em pesquisa realizada pelo Instituto MAPA, em maio de 2012, com Diretores de Escolas e Coordenadores das GEREDS, esta sinalizou grande satisfação com a alimentação escolar servida no modelo terceirizado, onde um dos pontos fortes é exatamente a qualidades dos produtos e serviços, bem como a capacitação, acompanhamento de Nutricionistas, assim como a garantia da segurança alimentar. A pesquisa rechaça, inquestionavelmente, o conteúdo da mal fadada nota do SINUSC e encontra-se à disposição para quaisquer verificações, em qualquer tempo, junto ao Instituto MAPA.
  • Outra questão sem fundamento é a afirmação quanto a precariedade do serviço do Nutricionista, uma vez que todas as empresas fornecedoras de alimentação escolar dispõem em seus quadros de colaboradores profissionais nutricionistas,  que assumem a responsabilidade técnica pela alimentação servida, de acordo com  o contrato firmado e suas características negociadas junto aos conselhos de classe. Em hipótese alguma se pode afirmar que estes profissionais trabalham sob precariedade de condições ou desvirtuando suas funções. Além de tudo, tal afirmação é no mínimo leviana, eis que coloca em jogo a reputação dos profissionais contratados, cujo número aumentou consideravelmente, depois do evento da terceirização ou profissionalização dos serviços de alimentação escolar.

Lamentamos que esse tipo de informação seja veiculada na mídia, sem nenhuma garantia de veracidade, confundindo o entendimento das pessoas não envolvidas diretamente nos processos.

O fato torna-se mais grave ainda, eis que publicado na página do SINUSC, que deveria se limitar ao seu papel na defesa do profissional Nutricionista, em vez de atacá-los e colocar sob suspeição a sua qualidade profissional.

É sabido que a terceirização da alimentação escolar no Estado de Santa Catarina foi objeto de audiência pública, onde a sociedade entendeu que a terceirização é o melhor modelo para que o Estado efetive sua obrigação legal de bem atender às crianças em idade escolar. Tudo isso colocado nos contratos de fornecimento e de acordo com as características negociadas com os conselhos de classe, devidamente fiscalizados e auditados.

Na condição de representante legal das empresas de alimentação escolar no Estado, o SIERC/RS-SC - Sindicato das Empresas de Refeições Coletivas dos Estados do RS e de SC manifesta, com veemência, sua contrariedade e inconformismo com a nota divulgada pela SINUSC e, caso não ocorra breve retratação pública, usará de todos os meio legais para reparar os possíveis danos que venham a ser causados ao segmento.

 

SIERC/RS-SC- SINDICATO DAS EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS DOS ESTADOS DO RS E SC

 
SIERC
Untitled Document
2009 - SIERC/RS-SC - Sindicato das Empresas de Refeições Coletivas dos Estados do RS e SC - Todos os direitos reservados.
Visitante nro.: 70023 / R8Design.net